Notícias
É golpe: 'falsa central telefônica' segue em alta e Itaú orienta clientes
Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone
Um dos golpes mais praticados em 2024 segue inspirando alertas em 2025. O banco Itaú emitiu orientações nesta quarta-feira (8) para que clientes se protejam das falsas centrais telefônicas, que costumam entrar em contato por ligação com as pessoas e convencê-las a informações dados financeiros.
Em geral, os bandidos se identificam como funcionários de um banco, alegando que a conta da pessoa está sob forte ameaça de invasão. Para evitar que isso ocorra, segundo o suposto atendente, ela deve informar o número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha.
— A falsa central telefônica ganhou mais força depois da pandemia, devido à maior digitalização da população. Hoje, é possível fazer praticamente tudo remotamente. Os golpistas se aproveitaram dessa evolução digital para implementar esse tipo de golpe, em que a vítima não vê a pessoa com quem está interagindo — diz Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.
Como se proteger
Desconfie de ligações - Os golpistas usam tecnologias para fazer uma chamada parecer vir de um número diferente, muitas vezes de um que a vítima reconhece e confia. No entanto, é bom analisar o tom da mensagem. Se forem solicitadas informações pessoais, desligue a ligação.
Nunca forneça informações pelo telefone - Nenhuma empresa ou instituição financeira entra em contato ativamente solicitando dados pessoais ou bancários para realizar um cancelamento ou estorno. Caso isso aconteça, desligue a ligação imediatamente.
Verifique a identidade do atendente - Se receber uma ligação suspeita, solicite o nome do atendente e desligue. Depois, acione a empresa diretamente pelos canais ou números de telefone publicados nos sites oficiais e pergunte se a ligação era legítima.
Não realize transações solicitadas por telefone - Além de não fornecer dados, não realize nenhum pagamento ou transação solicitado por telefone, mesmo que a abordagem pareça confiável.
Caiu no golpe? E agora?
Manter as notificações do banco sempre ligadas para receber alertas é uma boa medida para identificar transações fraudulentas. Caso isso ocorra, é recomendado entrar em contato com o banco imediatamente e fazer um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
Vale destacar que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões para o Itaú, através da Central de Atendimento.
- 4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
- 0800-970-4828 – demais localidades
Como costumam ser muitas providências a tomar e o cenário é de nervoso, é permitido pedir que qualquer pessoa ligue para a Central de Atendimento do banco com o CPF da vítima em mãos e siga o passo a passo. O processo é simples e rápido.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.0357 | 6.0387 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2112 | 6.2267 |
Atualizado em: 10/01/2025 00:55 |
Indicadores de inflação
10/2024 | 11/2024 | 12/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,54% | 1,18% | 0,87% |
IGP-M | 1,52% | 1,30% | 0,94% |
INCC-DI | 0,68% | 0,40% | 0,50% |
INPC (IBGE) | 0,61% | 0,33% | |
IPC (FIPE) | 0,80% | 1,17% | 0,34% |
IPC (FGV) | 0,30% | -0,13% | 0,31% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,39% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,54% | 0,62% | 0,34% |
IVAR (FGV) | -0,89% | -0,88% | -1,28% |